Ferramentas de acessibilidade

  • Ampliação de conteúdos 100%
  • Tamanho de letra 100%
  • Altura de linha 100%
  • Espaço entre carateres 100%
Documentos Contactos
Alerta_Lobos
Mapa do site
Câmara de Lobos Digital
O verdadeiro serviço público informativo, interativo, desmaterializado e de proximidade com os cidadãos.
Fale connosco

O Diagnóstico Social de Câmara de Lobos, pioneiro na Região Autónoma da Madeira (RAM), representa um instrumento metodológico de planeamento estratégico que tem sido implementado com sucesso desde a sua introdução em 2016.

Nesta atual revisão ao Diagnóstico Social, transcende-se a mera fotografia do município, pois foram elaborados cinco relatórios individuais que propõem iluminar a realidade social de cada uma das freguesias. Este estudo visa proporcionar uma visão holística de diferentes áreas que delineiam a vida destas comunidades, tais como:

(i) Território e população;

(ii) Saúde e ambiente;

(iii) Habitação, acessibilidade e mobilidade;

(iv) Educação e formação;

(v) Economia e desenvolvimento;

(vi) Proteção social;

(vii) Proteção civil e segurança pública;

(viii) Tempos livres, cultura, lazer e cidadania;

(ix) Juventude e desporto.

Ao longo dos relatórios, percorreremos indicadores-chave, exploraremos as dinâmicas sociais e que permeiam o município e as diversas freguesias e destacaremos os fatores que moldam a experiência quotidiana dos/as seus/suas habitantes. Almejamos que este documento não apenas se configure uma radiografia precisa da atual situação social, mas que também atue como catalisador para discussões construtivas e colaborativas, visando fortalecer esta localidade e comunidade.

O Diagnóstico Social é, portanto, um convite à reflexão conjunta, enquanto navegamos pelo intricado tecido social de cada uma das freguesias de Câmara de Lobos. Vislumbramos não apenas os desafios, mas também as potencialidades que, quando abraçadas de forma consciente, podem impulsionar um futuro mais promissor para todos/as os/as seus/suas residentes.

A condução deste Diagnóstico Social foi pautada por uma abordagem abrangente e participativa, com o intuito de capturar de maneira fiel a riqueza e diversidade das experiências desta comunidade. Deste modo, 989 cidadãos/ãs participaram neste estudo, através de inquérito ou grupo de trabalho, mas também, dezenas de instituições e profissionais locais.

A investigação compreendeu o uso de métodos mistos, seguindo uma estratégia metodológica combinada entre os métodos quantitativos e qualitativos, englobando assim as etapas metodológicas seguintes:

1. Levantamento documental e indicadores estatísticos;

2. Sessões de trabalho com a Plataforma Concelhia de Parceiros de Câmara de Lobos;

3. Entrevista em profundidade aos Presidentes da Junta de Freguesia;

4. Inquérito social;

5. Focus group;

6. Inquérito aos/às responsáveis das entidades;

7. Sessão de Trabalho participativa;

8. Análise de dados;

9. Validação e retroalimentação.


Consultar o Diagnóstico Social por concelho e freguesia:

Turismo Associativo

No âmbito do programa Turismo Associativo, o Serviço de Gestão Social e Família da autarquia vai organizar 2 viagens a Portugal Continental a custos económicos, nomeadamente Albufeira e Oeiras, para a população residente no concelho, e com idade superior a 60 anos, tendo esta atividade como objetivo dar a conhecer diversos destinos de interesse turístico, cultural e paisagístico a custos económicos.

Turismo Sénior

O programa Turismo Sénior consiste em dar a conhecer a Ilha de S. Miguel – Açores a custo económicos, proporcionando-se desta forma a possibilidade dos idosos do município conhecerem um pouco da Região Autónoma dos Açores e sua cultura. Este programa tem também como objetivo, proporcionar à população sénior, pensionistas ou invalidas do município, diversas viagens marítimas a custos económicos, à Ilha do Porto Santo.

Campeonato Regional de Formação Profissional

Através dos Campeonatos Regionais da Formação Profissional, promovidos pelo Centro de Formação Profissional, a autarquia mobiliza a população juvenil do município com o intuito de dar a conhecer diversas saídas profissionais alternativas.

Semana Sénior

O exemplo de anos transatos a autarquia irá realizar a IV Semana Sénior, que consiste em mobilizar os idosos do município para as atividades de carácter informativo, pedagógico e cultural bem como proporcionar diversos momentos de carácter cultural e desportivo, obtendo-se desta forma o convívio interpessoal.

Vida Saudável

A informação na área da saúde, é deveras importante para o bem-estar dos munícipes, assim foram criadas diversas palestras, abordando diversos temas a fim de formar e informar a população acerca das temáticas propostas.

Explorar a Madeira

O Programa Explorar a Madeira, tem como objetivo dar a conhecer espaços de interesse cultural e turístico à população sénior do município.

Bairro Ativo: Vida Social - Comportamentos e Atitudes

Este projecto, integrado no programa “Bairro Ativo” e visa ocupar e dinamizar a população dos bairros camarários, com atividades de carácter formativo, informativo e cultural, com o objetivo de integrar os residentes dos referidos espaços, na sociedade envolvente, bem como incutir hábitos e estilos de vida saudáveis.

Sessões de Cinema

As Sessões de Cinema têm como objetivo fundamental, proporcionar momentos de convívio e de ocupação à população de Câmara de Lobos, bem como incutir o gosto pela visualização de obras cinematográficas.

O programa referido é realizado para os idosos do município, através da apresentação de um filme mensal (clássicos do cinema português), e no período de Verão, para as crianças e jovens do concelho, sendo as sessões gratuitas.

Vive Dançando

Através deste programa, com a realização mensais para idosos (primeiro domingo de cada mês), a autarquia tem como objetivo fulcral, proporcionar momentos de diversão e interação, com a finalidade de quebrar a isolamento e a desatenção com que por vezes vivem, obtendo-se assim a atividade física e a movimentação necessária para o prolongamento do bem-estar físico.

A prossecução das aulas de dança, tem como objetivo incentivar o gosto pela dança e proporcionar momentos de lazer convívio entre os integrantes.

Atelier de Leitura

O atelier de leitura visa sobretudo combater a taxa de analfabetismo existente no concelho, bem como implementar o gosto pela leitura e escrita, junto da população adulta e sénior.

Grupo de Expressão Dramática - Sempre Jovem

A formação de um grupo de expressão dramática, tem como objetivos, incutir o gosto pela dramatização e expressão corporal, bem como criar um grupo de animação/ expressão dramática para animar as diversas festividades de animação existentes no concelho e/ou região.

Cursos de Informática

O Serviço de Gestão Social e Família, irá proporcionar diversos cursos, gratuitos, de iniciação à informática através da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, com o intuito de proporcionar o acesso às novas tecnologias.

O Guia de Recursos de Câmara de Lobos visa facultar informações essenciais sobre os diversos recursos e equipamentos disponíveis no município, indicando quais os organismos com respostas sociais das redes pública, solidária e privada-lucrativa que prestam esse apoio, bem como os respetivos contactos e endereços de internet e redes sociais.

Este Guia pretende ser simultaneamente um instrumento multiusos de extrema flexibilidade nos domínios da informação social, de suporte no apoio à tomada de decisão aos diversos níveis, de apoio à cooperação institucional e, em particular, de informação ao/à cidadão/ã. Para facilitar a consulta, o Guia está organizado com um índice de valências das freguesias de Câmara de Lobos, dividido em áreas específicas e identificados por diferentes cores:

  • Órgãos de poder local;
  • Serviços e equipamentos da área social;
  • Serviços e equipamentos da área da educação;
  • Serviços e equipamentos da cultura e/ou desporto;
  • Serviços e equipamentos da área da saúde;
  • Serviços e equipamentos da área ambiental;
  • Serviços e equipamentos da área do desenvolvimento rural;
  • Serviços e equipamentos da área religiosa;
  • Serviços e equipamentos da segurança e proteção civil;
  • Serviços públicos de interesse.

A partir desse índice é possível consultar de forma imediata a informação respeitante de cada entidade, que se encontra ordenada alfabeticamente. Para aceder à página web e/ou redes sociais, basta clicar nas imagens gráficas que contêm as hiperligações. Este documento está disponível exclusivamente em formato digital, permitindo, assim a realização de atualizações conforme necessário, de acordo com as mutações observadas no seio do tecido institucional.

Com efeito, qualquer alteração que ocorra após a presente edição deverá ser comunicada à Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefone 291 911 080. Esta abordagem assegura que o Guia de Recursos permaneça atualizado e útil para todos/as os/as utilizadores/as, refletindo com precisão a dinâmica da rede de apoio social em constante evolução em Câmara de Lobos.

O combate à Violência Doméstica é uma das causas sociais que a Autarquia se envolve.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) , a violência contra as mulheres não é um fenómeno que se circunscreve a nichos sociais isolados, mas sim, um problema sistémico de saúde pública com proporções pandémicas, que acarreta consequências nefastas a nível social e económico, afetando a sociedade como um todo, e que requer ação urgente.

O III PRCVD é um instrumento estratégico de luta contra a violência doméstica na RAM para o quadriénio 2021-2025, e que congrega as políticas e medidas assumidas pela Rede Regional Contra a Violência Doméstica, a qual integra as instituições públicas e privadas que, integram na sua Missão, ações de prevenção, de proteção, de reparação dos impactos dessa violência nas pessoas e nas famílias por ela afetadas, e que promovem o conhecimento e a formação sobre esta realidade e as formas de a erradicar.

www.violenciadomestica.madeira.gov.pt/

bem_violencia_domestica

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos lançou, através da sua divisão de Desenvolvimento Social, o programa de combate ao sedentarismo sénior “Tome a Iniciativa, MEXA-SE MAIS”.

Este programa engloba intervenções específicas direcionadas aos utentes do Centro de Dia do Estreito de Câmara de Lobos, sujeitos a uma maior vulnerabilidade face à inatividade física associada à atual situação pandémica.

Desde o encerramento das atividades do Centro de Dia, os técnicos têm acompanhado diariamente os utentes por via telefónica, sendo que o incentivo à prática de exercício físico autónomo é também uma das áreas trabalhadas aquando desses contactos.

Trata-se de uma estratégia do município de Câmara de Lobos para incentivar o cumprimento das recomendações da Organização Mundial de Saúde para a Atividade Física (AF) e Comportamento Sedentário, promovendo a prática autónoma de atividade física, de forma segura, eficaz e prática, com benefícios para todos os munícipes.

Esta iniciativa engloba também o lançamento do Guia de recomendações para a atividade física sénior.

Clique abaixo em cada um dos Guias para poder visualizar as recomendações de cada plano.

Mexa-se_CMCL Mexa-se_CMCL Mexa-se_CMCL Mexa-se_CMCL Mexa-se_CMCL Mexa-se_CMCL Mexa-se_CMCL

Noticías Relacionadas