Ferramentas de acessibilidade

  • Ampliação de conteúdos 100%
  • Tamanho de letra 100%
  • Altura de linha 100%
  • Espaço entre carateres 100%
Eleições Legislativas 2024 Documentos
Alerta_Lobos
Mapa do site
Câmara de Lobos Digital
O verdadeiro serviço público informativo, interativo, desmaterializado e de proximidade com os cidadãos.
Fale connosco

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na sequência do projeto “Agenda 21 Local: Realizar o futuro - Intervenção Social Participada: Um passo para a corresponsabilidade”, apresentou a Diagnóstico Social de Câmara de Lobos, um instrumento metodológico e de planeamento estratégico, pioneiro na Região Autónoma da Madeira.

O Diagnóstico Social de Câmara de Lobos assume-se, por um lado, como um instrumento de conhecimento do território no momento atual e, por outro lado, como um canal potenciador da criação de dinâmicas de parceria e de implicação dos parceiros no planeamento estratégico da intervenção social Diagnóstico Social Participado local, orientando a intervenção dos diferentes agentes locais para o desenvolvimento social.

Relatório - Intervenção Social Participada

O presente Relatório é elaborado com o objetivo de sintetizar as principais ideias e resultados dos trabalhos desenvolvidos, no âmbito da iniciativa Agenda 21 Câmara de Lobos: Realizar o Futuro * Intervenção Social Participada: um passo para a Corresponsabilidade.

Esta iniciativa realizada no Museu de Imprensa - Madeira, contou com a participação de cerca de 60 pessoas, dirigentes e técnicos representantes das diversas organizações que desenvolvem a sua intervenção no concelho, predominantemente na área social.

Relatorio_Social_Participado_Camara_de_Lobos

Turismo Associativo

No âmbito do programa Turismo Associativo, o Serviço de Gestão Social e Família da autarquia vai organizar 2 viagens a Portugal Continental a custos económicos, nomeadamente Albufeira e Oeiras, para a população residente no concelho, e com idade superior a 60 anos, tendo esta atividade como objetivo dar a conhecer diversos destinos de interesse turístico, cultural e paisagístico a custos económicos.

Turismo Sénior

O programa Turismo Sénior consiste em dar a conhecer a Ilha de S. Miguel – Açores a custo económicos, proporcionando-se desta forma a possibilidade dos idosos do município conhecerem um pouco da Região Autónoma dos Açores e sua cultura. Este programa tem também como objetivo, proporcionar à população sénior, pensionistas ou invalidas do município, diversas viagens marítimas a custos económicos, à Ilha do Porto Santo.

Campeonato Regional de Formação Profissional

Através dos Campeonatos Regionais da Formação Profissional, promovidos pelo Centro de Formação Profissional, a autarquia mobiliza a população juvenil do município com o intuito de dar a conhecer diversas saídas profissionais alternativas.

Semana Sénior

O exemplo de anos transatos a autarquia irá realizar a IV Semana Sénior, que consiste em mobilizar os idosos do município para as atividades de carácter informativo, pedagógico e cultural bem como proporcionar diversos momentos de carácter cultural e desportivo, obtendo-se desta forma o convívio interpessoal.

Vida Saudável

A informação na área da saúde, é deveras importante para o bem-estar dos munícipes, assim foram criadas diversas palestras, abordando diversos temas a fim de formar e informar a população acerca das temáticas propostas.

Explorar a Madeira

O Programa Explorar a Madeira, tem como objetivo dar a conhecer espaços de interesse cultural e turístico à população sénior do município.

Bairro Ativo: Vida Social - Comportamentos e Atitudes

Este projecto, integrado no programa “Bairro Ativo” e visa ocupar e dinamizar a população dos bairros camarários, com atividades de carácter formativo, informativo e cultural, com o objetivo de integrar os residentes dos referidos espaços, na sociedade envolvente, bem como incutir hábitos e estilos de vida saudáveis.

Sessões de Cinema

As Sessões de Cinema têm como objetivo fundamental, proporcionar momentos de convívio e de ocupação à população de Câmara de Lobos, bem como incutir o gosto pela visualização de obras cinematográficas.

O programa referido é realizado para os idosos do município, através da apresentação de um filme mensal (clássicos do cinema português), e no período de Verão, para as crianças e jovens do concelho, sendo as sessões gratuitas.

Vive Dançando

Através deste programa, com a realização mensais para idosos (primeiro domingo de cada mês), a autarquia tem como objetivo fulcral, proporcionar momentos de diversão e interação, com a finalidade de quebrar a isolamento e a desatenção com que por vezes vivem, obtendo-se assim a atividade física e a movimentação necessária para o prolongamento do bem-estar físico.

A prossecução das aulas de dança, tem como objetivo incentivar o gosto pela dança e proporcionar momentos de lazer convívio entre os integrantes.

Atelier de Leitura

O atelier de leitura visa sobretudo combater a taxa de analfabetismo existente no concelho, bem como implementar o gosto pela leitura e escrita, junto da população adulta e sénior.

Grupo de Expressão Dramática - Sempre Jovem

A formação de um grupo de expressão dramática, tem como objetivos, incutir o gosto pela dramatização e expressão corporal, bem como criar um grupo de animação/ expressão dramática para animar as diversas festividades de animação existentes no concelho e/ou região.

Cursos de Informática

O Serviço de Gestão Social e Família, irá proporcionar diversos cursos, gratuitos, de iniciação à informática através da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação, com o intuito de proporcionar o acesso às novas tecnologias.

O Guia de Recursos – Equipamentos Sociais do Concelho de Câmara de Lobos, sistematiza a informação recolhida pelo Pelouro de Intervenção Social e Recursos Humanos da Autarquia, relativamente aos equipamentos, instituições, serviços ou valências de maior relevância social, sedeados no município.

O respetivo conteúdo apresenta-se estruturado por:

  • freguesias: Câmara de Lobos, Curral das Freiras, Estreito de Câmara de Lobos, Jardim da Serra e Quinta Grande;
  • áreas temáticas: associações e coletividades, estabelecimentos de ensino, estabelecimentos de saúde, instituições de apoio social e serviços de utilidade pública.

Em termos metodológicos, foi efetuada recolha documental, telefónica ou via eletrónica, junto das instituições locais, obtendo-se um resultado de 176 equipamentos, instituições, serviços, valências ou atividades relevantes, sedeados em Câmara de Lobos.

Na 2.ª edição, há a registar mudanças a nível da reestruturação do parque escolar, traduzindo-se na inativação ou reagrupamento de quatro Escolas Básicas do 1.º Ciclo com Pré-escolar e, ainda, a supressão de dois Jardins de Infância e do antigo Centro de Saúde de Câmara de Lobos. Em contrapartida, salienta-se a criação de três novas Associações Culturais, Desportivas, Recreativas e/ou Profissionais, de um Grupo Coral Infantil, de um Centro Comunitário e de um Parque Infantil, bem como a abertura de dois novos equipamentos sociais, na sede de Concelho, nomeadamente, o Centro de Saúde e o Lar de Idosos, refletindo, assim, uma dinâmica em termos de recursos coincidente com as tendências demográficas dos últimos anos. Foram também colocados em evidência alguns recursos pré-existentes, tais como, dois Centros Cívicos, uma Universidade Sénior, uma Cooperativa de Habitação, uma Associação Desportiva, três Grupos Folclóricos e um Grupo Coral.

O Guia de Recursos é um instrumento dinâmico, prevendo-se a sua revisão periódica, pelo que, para qualquer sugestão ou alteração deverá ser contactada a Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefone 291 911 080.

Mensagem

A elaboração deste manual enquadra-se no lançamento do Programa Intervenção Social Participada, fruto da Agenda 21 Local Câmara de Lobos: realizar o futuro – AS PESSOAS. A Agenda 21, tratando-se de um processo de aproximação dos cidadãos ao poder local, envolve um conjunto de atores, parceiros locais e cidadãos, com vista à consolidação de uma participação ativa e de suporte à decisão, no caminho para uma maior sustentabilidade.

Na construção deste caminho, contamos com o envolvimento de TODOS os parceiros sociais e instituições, cuja participação e contributo foi fundamental para a elaboração deste trabalho.

Este Guia, enquanto instrumento de caráter informativo, tem como principais objetivos valorizar e dar visibilidade ao trabalho social desenvolvido pelas Instituições e, em simultâneo, reforçar o trabalho em rede, permitindo às instituições e aos cidadãos conhecer melhor as respostas sociais existentes. Pretende-se, igualmente, contribuir para um processo de diagnóstico e aprofundamento da realidade social do Concelho, através de um maior envolvimento de todos os parceiros sociais no processo de tomada de decisões, com vista à planificação de futuras medidas de política social municipal que sustentem o bem-estar comum.

Reconhecendo ainda a relevância de outras instituições de fora do Concelho que prestam apoio social às PESSOAS de Câmara de Lobos, é nosso objetivo futuro incluí-las numa próxima atualização deste Guia.

A todos(as), o nosso profundo agradecimento e reconhecimento.

Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos

Pedro Emanuel Abreu Coelho

O combate à Violência Doméstica é uma das causas sociais que a Autarquia se envolve.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) , a violência contra as mulheres não é um fenómeno que se circunscreve a nichos sociais isolados, mas sim, um problema sistémico de saúde pública com proporções pandémicas, que acarreta consequências nefastas a nível social e económico, afetando a sociedade como um todo, e que requer ação urgente.

O III PRCVD é um instrumento estratégico de luta contra a violência doméstica na RAM para o quadriénio 2021-2025, e que congrega as políticas e medidas assumidas pela Rede Regional Contra a Violência Doméstica, a qual integra as instituições públicas e privadas que, integram na sua Missão, ações de prevenção, de proteção, de reparação dos impactos dessa violência nas pessoas e nas famílias por ela afetadas, e que promovem o conhecimento e a formação sobre esta realidade e as formas de a erradicar.

www.violenciadomestica.madeira.gov.pt/

bem_violencia_domestica

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos lançou, através da sua divisão de Desenvolvimento Social, o programa de combate ao sedentarismo sénior “Tome a Iniciativa, MEXA-SE MAIS”.

Este programa engloba intervenções específicas direcionadas aos utentes do Centro de Dia do Estreito de Câmara de Lobos, sujeitos a uma maior vulnerabilidade face à inatividade física associada à atual situação pandémica.

Desde o encerramento das atividades do Centro de Dia, os técnicos têm acompanhado diariamente os utentes por via telefónica, sendo que o incentivo à prática de exercício físico autónomo é também uma das áreas trabalhadas aquando desses contactos.

Trata-se de uma estratégia do município de Câmara de Lobos para incentivar o cumprimento das recomendações da Organização Mundial de Saúde para a Atividade Física (AF) e Comportamento Sedentário, promovendo a prática autónoma de atividade física, de forma segura, eficaz e prática, com benefícios para todos os munícipes.

Esta iniciativa engloba também o lançamento do Guia de recomendações para a atividade física sénior.

Clique abaixo em cada um dos Guias para poder visualizar as recomendações de cada plano.

Mexa-se_CMCL Mexa-se_CMCL Mexa-se_CMCL Mexa-se_CMCL Mexa-se_CMCL Mexa-se_CMCL Mexa-se_CMCL