Devido à previsão de condições meteorológicas adversas, nomeadamente, alerta amarelo para o próximo dia 30 de novembro, o Município de Câmara de Lobos antecipou a Sessão comemorativa do Dia Internacional da Cidade Educadora.
Celebrou-se assim, hoje, o Dia Internacional da Cidade Educadora, data instruída com a implementação da Carta das Cidades Educadoras proclamada durante a realização do primeiro congresso em 1990, em Barcelona. Câmara de Lobos aderiu em 2012 e desde então associa-se anualmente à efeméride.
Este ano o tema é “A cultura, fonte de criação e de aprendizagem na Cidade Educadora”. Numa parceria com o projecto Dignipédia Global, que tem como presidente da Comissão Científica Internacional o madeirense José Eduardo Franco, Câmara de Lobos promoveu uma jornada de esclarecimento e capacitação sobre estes direitos fundamentais. “O que são os direitos humanos? Porquê respeitá-los e defendê-los?”. São questões que tiveram resposta com a ajuda de Susana Alves-Jesus, gestora da Dignipédia Global e docente da Universidade Aberta, e do investigador Rui Maia Rego, da Universidade de Lisboa. Carlos Barradas e Luísa Paolinelli, respetivamente da Universidade Aberta e da Universidade da Madeira, deram continuidade com a exploração do tema “Direitos humanos: História, Cultura e Literatura enquanto decorria também, um roteiro cultural e artístico na cidade de Câmara de Lobos criado em parceria com a Associação dos Amigos das Artes - Teatro Metaphora.
A manhã terminou com a entrega do Selo de Dignidade à Comunidade Educativa/Câmara de Lobos.
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui