Ferramentas de acessibilidade

  • Ampliação de conteúdos 100%
  • Tamanho de letra 100%
  • Altura de linha 100%
  • Espaço entre carateres 100%
Documentos Contactos
Alerta_Lobos
Mapa do site
Câmara de Lobos Digital
O verdadeiro serviço público informativo, interativo, desmaterializado e de proximidade com os cidadãos.
Fale connosco

Sistema de abastecimento de água aos municípios

O acesso à água é um dos critérios que definem o nível da qualidade de vida das populações e tem sido um dos temas que tem suscitado grande discussão a nível nacional e internacional. Nos últimos anos o debate tem sido particularmente intenso e começam-se já a definir alguns dos princípios que deverão orientar a gestão deste recurso.

A Águas e Resíduos da Madeira é responsável pelo Sistema Multimunicipal de distribuição de água da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente pelo abastecimento de água potável em baixa no municípios de Câmara de Lobos.

Gestao_de_aguas_CMCL

Gestão das águas residuais

O Sistema de Águas Residuais de Câmara de Lobos localiza-se no concelho de Câmara de Lobos, servindo atualmente as freguesias de Câmara de Lobos, Estreito de Câmara de Lobos e Jardim da Serra. O sistema atual tem como destino final a ETAR de Câmara de Lobos, em exploração na freguesia de Câmara de Lobos.

A ETAR de Câmara de Lobos garante o tratamento preliminar de gradagem, tamisação, desarenação e desengorduramento das águas residuais afluentes. A estação dispõe ainda de sistema de desodorização por filtros de carvão ativado.

O efluente final tratado é descarregado no Oceano Atlântico através de um emissário submarino com 1.000 m de comprimento e difusor a 58 m de profundidade, estando a câmara de receção de caudais localizada na proximidade da estação.

Gestao_de_aguas_CMCL

Qualidade da Água

Enquanto responsável pela gestão da água em alta na Região Autónoma da Madeira (RAM) e pelo abastecimento de água potável em vários Municípios, a ARM publica, trimestral e anualmente, os resultados obtidos nas análises de demonstração de conformidade com as normas da qualidade da água, de acordo com o estabelecido no Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 Agosto.

Noticías e Relacionadas