Ferramentas de acessibilidade

  • Ampliação de conteúdos 100%
  • Tamanho de letra 100%
  • Altura de linha 100%
  • Espaço entre carateres 100%
Eleições Legislativas 2024 Documentos
Alerta_Lobos
Mapa do site
Câmara de Lobos Digital
O verdadeiro serviço público informativo, interativo, desmaterializado e de proximidade com os cidadãos.
Fale connosco

Projeto Financiado pelo IDR

Parque Desportivo CL

requalificacao-da-baixa-da-cidade

Um equipamento que dará outra dignidade a uma das principais entradas da cidade e dotará o município de espaços desportivos para usufruto da população e visitantes. Um investimento na ordem do 1 milhão e 100 mil euros, financiado a 85% por fundo comunitários afetos ao programa Madeira 14-20 e os restantes 15% a cargo do orçamento municipal.

Vocacionado para a prática desportiva ficará situado na avenida Nova Cidade, confinante à Ribeira do Vigário, freguesia de Câmara de Lobos, concelho de Câmara de Lobos. ocupará uma área de 4646,34m².

A área de intervenção localiza-se na margem este da Ribeira do Vigário e corresponde a um espaço chave na implementação de uma nova relação entre a cidade, a ribeira e o tecido urbano.

O novo parque desportivo irá permitir a prática de uma pluralidade de desportos, assim como, a articulação e possibilidade de uma nova vivência entre as duas margens da ribeira, dando uma maior dinâmica a uma das principais entradas da cidade.

Entre outros, o presente Parque Desportivo, comtemplará variados equipamentos desportivos como:

  • Pumptraçk – uma pista de betão para desenvolver o equilíbrio, balanço, habilidades em bicicleta, skate, patins e trotinete;
  • Campo de Padel;
  • Campo de Futevolei;
  • Equipamentos variados de Fitness – “Out&Fit”;
  • Equipamentos de Street Work Out;
  • Equipamentos de Fitness mais virados para a vertente sénior;
  • Zonas de Lazer;
  • Recuperação de edificação pré-existente a reabilitar, para alojar instalações sanitárias públicas e uma pequena cafetaria.

Será um parque para ser vivenciado na sua íntegra, como um circuito.

A distribuição dos diferentes equipamentos e recintos desportivos, ao longo de todo o traçado dos percursos pedonais, proporcionará uma vivência geral do parque, permitindo assim usufruir-se as várias atividades, sem se determinar nenhuma concentração apenas numa zona específica.

Em pontos estratégicos do traçado pedonal, existirão “plataformas de descanso”, que serão zonas mais vocacionada para a estadia, relacionadas não tanto com a prática desportiva, mas sobretudo com o descanso, convívio e o lazer, às brincadeiras e corridas dos mais pequenos, ao lançamento de papagaios, e acontecimentos lúdicos vários.

De salientar ainda que, tanto o campo de Padel como o campo de Futevolei, foram projetados de forma a satisfazer os critérios definidos pelas suas federações oficias, para que sejam utilizados como campos oficiais. Além disso o parque foi concebido de forma a ser inclusivo, garantindo a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.

Prevê-se que o parque Desportivo da Cidade esteja apto a abrir ao público durante o primeiro semestre de 2024.


Decorrer dos Trabalhos:

parquedesportivo parquedesportivo parquedesportivo

Financiamento aprovado:


parquedesportivo parquedesportivofinanciado