Projeto Financiado pelo IDR
Um equipamento que dará outra dignidade a uma das principais entradas da cidade e dotará o município de espaços desportivos para usufruto da população e visitantes. Um investimento na ordem do 1 milhão e 100 mil euros, financiado a 85% por fundo comunitários afetos ao programa Madeira 14-20 e os restantes 15% a cargo do orçamento municipal.
Vocacionado para a prática desportiva ficará situado na avenida Nova Cidade, confinante à Ribeira do Vigário, freguesia de Câmara de Lobos, concelho de Câmara de Lobos. ocupará uma área de 4646,34m².
A área de intervenção localiza-se na margem este da Ribeira do Vigário e corresponde a um espaço chave na implementação de uma nova relação entre a cidade, a ribeira e o tecido urbano.
O novo parque desportivo irá permitir a prática de uma pluralidade de desportos, assim como, a articulação e possibilidade de uma nova vivência entre as duas margens da ribeira, dando uma maior dinâmica a uma das principais entradas da cidade.
Entre outros, o presente Parque Desportivo, comtemplará variados equipamentos desportivos como:
- Pumptraçk – uma pista de betão para desenvolver o equilíbrio, balanço, habilidades em bicicleta, skate, patins e trotinete;
- Campo de Padel;
- Campo de Futevolei;
- Equipamentos variados de Fitness – “Out&Fit”;
- Equipamentos de Street Work Out;
- Equipamentos de Fitness mais virados para a vertente sénior;
- Zonas de Lazer;
- Recuperação de edificação pré-existente a reabilitar, para alojar instalações sanitárias públicas e uma pequena cafetaria.
Será um parque para ser vivenciado na sua íntegra, como um circuito.
A distribuição dos diferentes equipamentos e recintos desportivos, ao longo de todo o traçado dos percursos pedonais, proporcionará uma vivência geral do parque, permitindo assim usufruir-se as várias atividades, sem se determinar nenhuma concentração apenas numa zona específica.
Em pontos estratégicos do traçado pedonal, existirão “plataformas de descanso”, que serão zonas mais vocacionada para a estadia, relacionadas não tanto com a prática desportiva, mas sobretudo com o descanso, convívio e o lazer, às brincadeiras e corridas dos mais pequenos, ao lançamento de papagaios, e acontecimentos lúdicos vários.
De salientar ainda que, tanto o campo de Padel como o campo de Futevolei, foram projetados de forma a satisfazer os critérios definidos pelas suas federações oficias, para que sejam utilizados como campos oficiais. Além disso o parque foi concebido de forma a ser inclusivo, garantindo a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.
Prevê-se que o parque Desportivo da Cidade esteja apto a abrir ao público durante o primeiro semestre de 2024.