Ferramentas de acessibilidade

Documentos Contactos
Alerta_Lobos
Mapa do site
Câmara de Lobos Digital
O verdadeiro serviço público informativo, interativo, desmaterializado e de proximidade com os cidadãos.
Fale connosco

O Diagnóstico Social de Câmara de Lobos, pioneiro na Região Autónoma da Madeira (RAM), representa um instrumento metodológico de planeamento estratégico que tem sido implementado com sucesso desde a sua introdução em 2016.

Nesta atual revisão ao Diagnóstico Social, transcende-se a mera fotografia do município, pois foram elaborados cinco relatórios individuais que propõem iluminar a realidade social de cada uma das freguesias. Este estudo visa proporcionar uma visão holística de diferentes áreas que delineiam a vida destas comunidades, tais como:

(i) Território e população;

(ii) Saúde e ambiente;

(iii) Habitação, acessibilidade e mobilidade;

(iv) Educação e formação;

(v) Economia e desenvolvimento;

(vi) Proteção social;

(vii) Proteção civil e segurança pública;

(viii) Tempos livres, cultura, lazer e cidadania;

(ix) Juventude e desporto.

Ao longo dos relatórios, percorreremos indicadores-chave, exploraremos as dinâmicas sociais e que permeiam o município e as diversas freguesias e destacaremos os fatores que moldam a experiência quotidiana dos/as seus/suas habitantes. Almejamos que este documento não apenas se configure uma radiografia precisa da atual situação social, mas que também atue como catalisador para discussões construtivas e colaborativas, visando fortalecer esta localidade e comunidade.

O Diagnóstico Social é, portanto, um convite à reflexão conjunta, enquanto navegamos pelo intricado tecido social de cada uma das freguesias de Câmara de Lobos. Vislumbramos não apenas os desafios, mas também as potencialidades que, quando abraçadas de forma consciente, podem impulsionar um futuro mais promissor para todos/as os/as seus/suas residentes.

A condução deste Diagnóstico Social foi pautada por uma abordagem abrangente e participativa, com o intuito de capturar de maneira fiel a riqueza e diversidade das experiências desta comunidade. Deste modo, 989 cidadãos/ãs participaram neste estudo, através de inquérito ou grupo de trabalho, mas também, dezenas de instituições e profissionais locais.

A investigação compreendeu o uso de métodos mistos, seguindo uma estratégia metodológica combinada entre os métodos quantitativos e qualitativos, englobando assim as etapas metodológicas seguintes:

1. Levantamento documental e indicadores estatísticos;

2. Sessões de trabalho com a Plataforma Concelhia de Parceiros de Câmara de Lobos;

3. Entrevista em profundidade aos Presidentes da Junta de Freguesia;

4. Inquérito social;

5. Focus group;

6. Inquérito aos/às responsáveis das entidades;

7. Sessão de Trabalho participativa;

8. Análise de dados;

9. Validação e retroalimentação.


Consultar o Diagnóstico Social por concelho e freguesia: