Ferramentas de acessibilidade

  • Ampliação de conteúdos 100%
  • Tamanho de letra 100%
  • Altura de linha 100%
  • Espaço entre carateres 100%
Documentos Contactos
Alerta_Lobos
Mapa do site
Câmara de Lobos Digital
O verdadeiro serviço público informativo, interativo, desmaterializado e de proximidade com os cidadãos.
Fale connosco
Biblioteca_CamaraLobos

O edifício que abarca a Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos é recente, contudo, há um percurso histórico anterior a não ser esquecido, delimitador do que veio a ser hoje a Biblioteca.

O trabalho desenvolvido em Câmara de Lobos no âmbito das Bibliotecas remonta às Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) que, desde os anos 60 até 1980, serviram o concelho com uma periodicidade mensal. Numa parceria entre a Fundação e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, é inaugurada, a 1 de Outubro de 1980, a primeira Biblioteca fixa, na Rua São João de Deus, nº 5, junto ao edifício da Junta de Freguesia, onde funcionou durante vinte e quatro anos. Nesta fase inicial, os fundos documentais e materiais de apoio eram doados pela Fundação Calouste Gulbenkian. Já o espaço e os recursos humanos foram disponibilizados pela edilidade.

Inicialmente, o horário de funcionamento limitava-se ao período da manhã. Posteriormente, devido à enorme afluência, tornou-se imperativo alargar o horário, encerrando apenas para hora do almoço. Apesar de, a início quando surgiu, a Biblioteca ter sido considerada uma das melhores da ilha, quer devido às condições do seu espaço, quer graças à qualidade do seu espólio, a realidade é que o tempo passou e o espaço da Biblioteca degradou-se de forma irremediável, tornando-se imperativa a mudança. Procurou-se, assim, um espaço mais digno, transferindo-se a Biblioteca para o nº 14 da mesma rua, no primeiro piso da Casa da Cultura de Câmara de Lobos, em Abril de 2004.

A Biblioteca funcionou neste espaço durante cinco anos, dando-se início ao processo de informatização do catálogo de forma gradual, apenas do material livro. Enquanto isso, aprimoravam-se os planos para uma nova Biblioteca, devido à sensibilidade para as questões da cultura e da literacia dos então representantes autárquicos. Construído de raiz, o único projeto aprovado na região no âmbito da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, com o apoio da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, o atual edifício virado para o mar que fora pensado para o Ilhéu, mas que veio a ser construído na margem direita da Ribeira do Vigário, no centro da cidade, num local onde se supõe ter existido a Capela de Nossa Senhora de Belém [1], foi inaugurado a 3 de Maio de 2009, sendo, atualmente, uma Biblioteca virada para o futuro e para a comunidade, um espaço onde a tradição e a cultura se manifestam, um espaço onde as pessoas podem descobrir e cimentar a sua identidade, mas também consolidar novas aprendizagens.

Fonte: [1] Dicionário Corográfico

Biblioteca_CamaraLobos Biblioteca_CamaraLobos Biblioteca_CamaraLobos

Catálogos

Biblioteca_Municipal

Projetos

EXPOSIÇÕES ITINERANTES

Conheça a lista das exposições itinerantes que a BMCL dispõe. Está também disponível a ficha de inscrição.

LEITURAS E AVENTURAS

Programa de atividades de promoção da leitura e do conhecimento para estabelecimentos de ensino, centros de dia e outras instituições.

SABOREANDO PALAVRAS

No que diz respeito aos hábitos de leitura, o público adulto, bastante exigente, requer atividades de contornos especiais, uma vez que não se consegue impor nem obrigar um adulto a ler. A resistência a qualquer tipo de tentativa torna-se, por si só, um desafio que, se ultrapassado, pode ser muito recompensador. Por outro lado, é necessário criar novas atividades de promoção da cultura e entretenimento, fontes de desenvolvimento e enriquecimento pessoal, um dos objetivos de qualquer biblioteca centrada nos interesses do leitor.

A atividade “Saboreando palavras” pretende criar momentos de encontro e partilha em torno dos livros. Sob a forma de clube de leitura, as pessoas são convidadas a selecionar dois livros para leitura e posterior confronto de ideias e troca de emoções. As sessões decorrem periodicamente (dois em dois meses), no Pólo do Estreito de Câmara de Lobos, e implica a leitura partilhada de um dos dois livros selecionados para que se possa participar no debate de opiniões e descoberta de outras leituras que cada livro proporciona.

7 DIAS, 7HISTÓRIAS

Com o intuito de promover a leitura desde tenra idade num ambiente familiar a BMCL criou um projeto para que os livros possam sair das quatro paredes da Biblioteca, circulando pelas casas das famílias câmara-lobenses.

O projeto pretende que, durante 7 dias, as famílias se encontrem em torno da leitura, num breve momento de cada dia, como por exemplo, ao deitar. Para o efeito, as sacolas com os 7 livros organizados por faixas etárias (0-3, 4-6, 7-10) serão entregues com um diário, para registo dos momentos, e livro de atividades, bem como um guia de apoio à leitura. As sacolas estão disponíveis para empréstimo por um prazo de 15 dias, sem possibilidade de renovação.

DAR VOZ À LEITURA

O projeto “Dar voz à leitura” pretende dar uma oportunidade aos que não sabem ler, ou apresentam algumas dificuldades de leitura, em conhecer obras de literatura de devido valor, sobretudo os clássicos. O projeto visa juntar grupos de idosos em várias sessões (quinzenais), num trabalho conjunto com a Divisão de Intervenção Social e Habitação da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, através do grupo Conviver com Alegria, procedendo-se à leitura em voz alta de uma obra literária. Será, pois, um projeto de continuidade por várias sessões, fazendo relembrar os antigos episódios radiofónicos a que a população sénior estava habituada.

Contactos

Noticías e Relacionadas