Ferramentas de acessibilidade

  • Ampliação de conteúdos 100%
  • Tamanho de letra 100%
  • Altura de linha 100%
  • Espaço entre carateres 100%
Eleições Legislativas 2024 Documentos
Alerta_Lobos
Mapa do site
Câmara de Lobos Digital
O verdadeiro serviço público informativo, interativo, desmaterializado e de proximidade com os cidadãos.
Fale connosco
revista_girao

A “Revista Girão” é o mais importante projeto editorial concelhio e, porventura, uma das iniciativas socioculturais mais relevantes, para o conhecimento histórico e etnográfico da nossa comunidade humana e territorial.

Os objetivos que nortearam a criação desta publicação, e que ainda hoje se mantêm, visam a preservação e divulgação do que de mais genuíno o concelho tem, promovendo a inventariação sistematizada de dados históricos, culturais e sociais, que contribuam para a promoção e produção de conhecimento sobre o nosso território, nas suas diferentes vertentes.

Fruto de vicissitudes várias, o concelho de Câmara de Lobos conheceu, ao longo de gerações, uma espécie amnésia coletiva que fez ignorar, e quase esquecer, o seu importante papel no processo histórico da Madeira, e não só, que conduziu à uma falta de sistematização do legado histórico, cultural e patrimonial do concelho e das suas gentes.

Uma amnésia coletiva que condicionou a reflexão sobre o passado coletivo do concelho e fez sobressair o estigma que, durante demasiado tempo, marcou Câmara de Lobos. É neste contexto que, a “Revista Girão” se assumiu como o projeto cultural charneira de Câmara de Lobos. Fruto do contributo de vários investigadores e entusiastas da história do concelho, foi possível coligir e trazer ao conhecimento público factos históricos e informações relevantes sobre a cultura e património do Concelho. A publicação da ‘Girão’ abriu novas possibilidades para o conhecimento do concelho e marcou uma viragem sobre a forma como olhamos o nosso passado coletivo.



REVISTA GIRÃO ABRE «CALL FOR PAPERS» PARA A EDIÇÃO DE 2024

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos faz saber que se encontra aberto, e até ao dia 31 de junho de 2024, o período de «Call for Papers» para a apresentação de trabalhos para a próxima edição da revista Girão, a publicar até ao fim do ano.

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos anuncia a abertura do período de "Call for Papers" para a 24ª edição da revista Girão, a ser publicada no ano de 2024. O prazo para a submissão de trabalhos estende-se até o dia 31 de junho de 2024, proporcionando uma oportunidade valiosa para a comunidade académica e investigadores contribuírem para o enriquecimento do conhecimento científico relacionado ao concelho de Câmara de Lobos.

Fundada em 1988, por Manuel Pedro Freitas, a Girão é uma revista científica dedicada à promoção de investigação científica sobre o referido concelho. Esta convocação tem como intuito receber contribuições originais de natureza científica, abrangendo diversas disciplinas do conhecimento, visando compor a edição N.23/2024.

Como incentivo à produção de conhecimento cientificamente validade, sobre o Concelho, a autarquia compromete-se a remunerar os trabalhos publicados na Girão com 20 euros por página, conforme as Normas Editoriais da publicação.

Os interessados devem submeter seus artigos até o dia 31 de junho de 2024, através do endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Além de manter o foco original nos estudos sobre o concelho de Câmara de Lobos, as novas edições da Girão também abrem espaço para artigos relacionados à Região Autónoma da Madeira em geral.

A coordenação do próximo número ficará a cargo do historiador Câmara-lobense Carlos Barradas, sendo intenção de autarquia a formação de um comité científico que sustente e valide ainda mais os artigos a constar nas edições futuras.

Revista Girão 2023

Edições - Revista Girão

Para os entusiastas e curiosos sobre a história local, em especial, sobre o concelho de Câmara de Lobos, disponibilizamos todas as edições da Revista Girão em formato digital.

III VOLUME

II VOLUME

GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL

I VOLUME

GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL GIRAO_CMCL