O Centro será a nova casa de instituições do concelho, nomeadamente, Junta de Freguesia, Casa do Povo, Universidade Sénior, Centro Local da Universidade Aberta e AIG- Associação Insular de Geografia. Esta é uma obra importante que vem dar resposta ao problema de falta de espaço com que estas instituições de debatiam.
A elaboração do projeto funcional de recuperação do equipamento foi realizada pelos técnicos da autarquia. O objetivo primordial na reabilitação do centro, assentou na salvaguarda das características arquitetónicas emblemáticas, representativas da arquitetura Modernista em Portugal, privilegiando-se o respeito à integridade do edifício e da sua história.
A escolha do nome “O Centro” surge porque era assim que os Câmara-lobenses se referiram àquele espaço, pelo que fazia sentido preservar, não só a memória arquitetónica do edificado, mas também a memória afetiva do mesmo.
O conteúdo funcional muda, o edifício volta a ganhar relevância renovada ao acolher instituições que prestam serviços essenciais à população.
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui