Ferramentas de acessibilidade

IX Seminário de Educação - 5 e 6 de maio - Orador: Joaquim Melro

Título da comunicação: “Formar professores em cenários de educação inclusiva: Que desafios aos princípios e às práticas?”

Joaquim Melro é licenciado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação. Foi bolseiro da FCT e do Ministério da Educação, desenvolvendo a sua tese de Doutoramento sobre inclusão de estudantes adultos surdos em escolas do ensino regular, no ensino noturno, dando continuidade à investigação que tem vindo a desenvolver em prol da valorização das comunidades surdas, dando-lhes poder e voz. Tem publicações nas áreas da Filosofia

e do seu ensino, das construções identitárias, das interações sociais e da educação inclusiva, particularmente na educação de surdos. É docente de Filosofia na Escola Artística António Arroio, tendo lecionado esta disciplina a alunos surdos. É investigador na Universidade de Lisboa. Exerce o cargo de diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio, em Lisboa, tendo organizado com colaboradores, diversas ações de formação, congressos, colóquios, conferências e seminários dedicados à efetivação de princípios e práticas de educação e sociedades mais inclusivas. Tem participado em eventos científicos e culturais, onde tem apresentado comunicações sobre Filosofia, Educação, Inclusão e Cultura. Conta com diversas publicações nestas áreas, sendo que algumas podem ser consultadas neste link https://lisboa.academia.edu/JoaquimMelro.

É associado da Associação Portuguesa de Surdos (APS), onde frequentou até ao nível V o curso de Língua Gestual Portuguesa. Foi membro dos corpos dirigentes da Associação de Famílias e Amigos dos Surdos (AFAS). Atualmente faz parte dos órgãos sociais da APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente.

Defensor de causas, Joaquim Melro acredita que é possível afirmar cenários educativos e sociais mais equitativos e inclusivos.

 

Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui