Inaugurada em 2018, a 'Roseta' percorreu, ao longo destes sete anos, todas as freguesias do concelho, com paragens regulares em escolas, jardins de infância, centros comunitários, lares e outras instituições socioculturais.
Em sete anos, foram registadas quase 30 mil utilizações dos seus serviços, que incluem o empréstimo domiciliário de livros, sessões da “hora do conto”, jogos didáticos, oficinas criativas, encontros com autores, projeções de cinema e ações de formação.
Inspirada nas antigas bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, a viatura adaptada da Roseta tornou-se um símbolo da democratização do acesso ao conhecimento, estendendo a ação da Biblioteca Municipal às zonas mais periféricas do território e promovendo a coesão social e territorial.
A biblioteca itinerante transporta actualmente um fundo bibliográfico de cerca de 1.500 títulos, com destaque para a literatura infantojuvenil e universal, e presta também serviços de pesquisa, internet, impressão e digitalização, entre outros.
Para a presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Sónia Pereira, “a 'Roseta' é mais do que uma biblioteca móvel, é um ponto de encontro com o conhecimento, a imaginação e a cidadania".
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui