Ferramentas de acessibilidade

Documentos Contactos
Mapa do site
Data de publicação: 10-07-2026
Campanha Nacional "Há saltos que podem mudar a tua vida!"

Durante o verão, aumentam os acidentes provocados por mergulhos mal calculados, sobretudo em praias e piscinas. Todos os anos, cerca de 100 portugueses sofrem lesões na coluna vertebral associadas a acidentes de mergulho, algumas com consequências permanentes, como paraplegia, tetraplegia ou mesmo morte.

A campanha nacional “Há saltos que podem mudar a tua vida!”, promovida pela Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, alerta para a importância de adotar comportamentos seguros: verificar sempre a profundidade, evitar mergulhar em zonas rasas ou desconhecidas, respeitar a sinalização e nunca mergulhar sob o efeito do álcool.

Em caso de suspeita de lesão na coluna, deve ligar imediatamente para o 112 e nunca mover a vítima, uma vez que qualquer movimento poderá agravar a lesão.

Neste verão, a prudência pode fazer toda a diferença.

Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui